Artrose: Como aliviar a dor na coluna

dez. 22, 2020
Falar Via WhatsApp

Artrose na coluna pode ser descrita como uma doença degenerativa de origem inflamatória das articulações facetárias, pequenas articulações que ficam na parte de trás da coluna. Dor na coluna é um dos sintomas e o principal motivo para procura de ajuda médica.

A artrose é uma condição que causa sintomas de dor, sensibilidade, inchaço e rigidez nas articulações.


As articulações afetadas de forma mais comum são as das extremidades dos dedos, a da base do polegar, do pescoço, do fim das costas, do joelho e do quadril. Geralmente as articulações de um lado do corpo são mais afetadas do que as do outro lado.


Artrose ou artrite

A artrose da coluna pode ocasionalmente ser denominada uncoartrose, artrose espinhal ou osteoartrite da coluna.


A artrose comumente afeta o pescoço e a parte inferior das costas, embora também possa afetar os segmentos torácico, sacral e do cóccix da coluna.


Os sintomas desenvolvem-se gradualmente ao longo de vários anos. Mas é frequente se manifestar em crises agudas. A doença pode afetar a realização de atividades do trabalho e do dia a dia.


Como artrose ocorre

Há um consenso crescente de que a osteoartrite é um processo inflamatório e degenerativo e não é o resultado de um processo único. Existem, ainda fatores mecânicos (sobrecargas e instabilidade) que podem contribuir para uma via final comum – a degeneração da articulação.


Artrite degenerativa da coluna

Essa condição é comumente causada pelo desgaste a que submetemos nossa estrutura espinhal à medida que envelhecemos. A degeneração dos ossos e tecidos moles da coluna vertebral também pode causar artrite degenerativa da coluna vertebral. Dependendo do grau de desenvolvimento da sua condição, os sintomas podem ser desde leves até graves.


A artrose que afeta e causa a região lombar é a fonte mais comum de dor lombar e sintomas como formigamento e dormência. Esta condição está relacionada a alterações degenerativas das articulações e doenças degenerativas do disco.


Embora seja considerada uma parte natural do envelhecimento, a dor e a rigidez da artrose na coluna podem limitar muito a capacidade de uma pessoa ter um estilo de vida ativo e independente.


Prevenção de artrose

A medida de precaução ideal na artrose é a redução de peso acompanhada de atividade física com ativação da musculatura estabilizadora da coluna e realizada de forma regular e adequada. A atividade física suficiente fortalece os músculos e estabiliza as articulações.


É também importante verificar sua rotina diária e sua postura nas diferentes atividades do cotidiano para que se avalie o impacto na sua coluna e outras articulações.


Artrose qual o tratamento?

A principal meta do tratamento para artrose na coluna é aliviar os sintomas e desacelerar o processo de desgaste.


Não há cura para a osteoartrite, mas a condição pode ser controlada e deixar de evoluir e controlar as crises de dor. Existem vários tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas, em especial a dor na coluna.


As principais opções de tratamento não cirúrgico incluem analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais corticosteroides orais, medicações fitoterápicas (extratos vegetais), suplementos colágenos (viscossuplementação) e injeções intra-articulares de medicações que controlam a inflamação no momento de crise (infiltração).


Os principais tratamentos para os sintomas da artrose incluem:


medidas de estilo de vida – como manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente;
medicação – para aliviar sua dor;
terapias de suporte – para ajudar a tornar as atividades diárias mais fáceis;
Nutracêuticos (suplementos alimentares que reduzem a evolução da doença).


Tratamentos

O tratamento conservador por meio de reabilitação e fisioterapia deve ser iniciado assim que possível.


O alívio da dor aguda pode ser proporcionado por analgésicos e anti-inflamatórios. Porém o uso dessas medicações não é aconselhável a longo prazo.


  • Redução de peso


Ganhar 4,5 kg pode exercer uma pressão extra de 27 kg sobre o quadril a cada passo afetando também a coluna. Diminuir a sobrecarga na articulação por meio da perda de peso (5 a 10% do peso corporal já tem grandes resultados) pode retardar a perda de cartilagem e diminuir o impacto nas articulações.


  • Quem tem artrose pode fazer caminhada?


Um programa de exercícios individualizado, que pode incluir caminhada e outras atividades, combinado com estratégias comportamentais eficazes destinadas à perda de peso pode ser mais benéfico na redução da dor na coluna em pacientes com sobrepeso. Desde que não haja muitos desníveis ou degraus, a caminhada está indicada. Porém, vale lembrar que isoladamente, não produz ativação da musculatura estabilizadora da coluna que é o mais importante e pode ser alcançado através de exercícios supervisionados por fisioterapeuta ou em aulas bem planejadas de musculação, funcional ou pilates.


  • Dispositivos de assistência


Bengalas, muletas, andadores, corrimão (junto do vaso sanitário, por exemplo) e outros dispositivos devem ser considerados como adjuvantes dos tratamentos básicos para pessoas com artrose que têm problemas específicos com as atividades da vida diária.


  • Viscossuplementação


A indicação da viscossuplementação varia de paciente para paciente e a composição do produto, pelo grau da lesão cartilaginosa. É importante que além dos exames de imagem, seja feito um teste funcional e direcionado ao esporte para avaliar a função muscular afetada por doença preexistente.


Este tratamento é tradicionalmente utilizado como adjuvante na reabilitação, nunca como terapia única, seguida de fortalecimento e reequilíbrio muscular.


Em nossa clínica utilizamos o ácido hialurônico e outras estratégias desenvolvidas caso a caso para alívio da sua dor na coluna.

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroplastia ou prótese do ombro: quais são as indicações mais comuns?
16 mai., 2024
Você quer saber quando a Artroplastia ou Prótese do Ombro é recomendada? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Tratamento sem cirurgia para artrose do ombro: conheça
09 mai., 2024
Quer saber como funciona o Tratamento Sem Cirurgia Para Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Cisto paralabral no ombro: o que é e por que acontece?
02 mai., 2024
Quer saber como identificar e tratar o Cisto Paralabral? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Rotura do manguito rotador: conheça 5 mitos
25 abr., 2024
Quer saber quais são os mitos mais comuns em relação à Rotura do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Ultrassom do ombro no consultório: qual a importância?
18 abr., 2024
Quer entender a importância do Ultrassom no Consultório? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamentos para artrose no ombro: conheça os principais
04 abr., 2024
Você quer saber quais são os principais Tratamentos para Artrose no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica.
Mais Artigos
Share by: